logo testeira 2021.png

Perguntas e Respostas   

01 - A colocação e remoção de adesivos causa danos á pintura do veículo?

Não ao contrário, os adesivos utilizados pela Design, protegem a pintura contra a ação do sol e abrasão. A remoção, quando feita em veículos com pintura original de fábrica, não apresenta nenhum tipo de problema, mas em veículos com pinturas refeitas, a tinta poderá soltar-se juntamente com o adesivo, caso o serviço não tenha sido bem executado.Pinturas originais e funilarias bem aderidas, requerem apenas um poilimento simples após a remoção dos adesivos para devolver a condição original da pintura.

 

 

02 - Devo alterar a documentação do veículo que foi adesivado?

“Envelopamentos” promocionais, concebidos para durar pouco tempo, não necessitam de alteração nos documentos. Uma licença simples para trafegar com o veículo adesivado pode ser obtida junto ao Detran. Veículos com decorações definitivas ou para um tempo indeterminado, necessitam ter sua documentação alterada para “cor fantasia” junto ao Detran. Decorações mais simples, que não interfiram na cor padrão do veículo não necessitam de alterações no documento.

 

 

03 - Vidros de veículos podem ser adesivados?

Sim. Segundo a art.12, inciso 1, da lei no 9.053, Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, na resolução 073/98, é permitido utilizar materiais que não tirem mais que 50% da visibilidade interna do veículo.

Para isso, existe o Perfurado, adesivo perfurado com 50% de visibilidade que pode ser utilizado nos vidros para complementar a decoração. Os vidros laterais de passageiro ou motorista não podem ser adesivados.

 

 

04 - É possível adesivar o “borrachão” dos carros?

Não é recomendado, pois na borracha, o adesivo não tem a mesma aderência que na lataria do veículo. Em geral o adesivo não resiste e começa a se soltar cerca de 30 dias após a aplicação, enquanto na lataria resiste por vários anos sem problemas de aderência. Trabalhos promocionais de curtíssima duração (até 15 dias) podem ter adesivos no “borrachão”.

 

 

05 - É possível adesivar para-choques e borrachões laterais de veículos?

Sim, desde que sejam pintados, como ocorre em algumas versões de alguns modelos. Estas peças geralmente são de materiais plásticos texturizados e não oferecem boas condições de aderência. Para adesivagens que vão ficar por poucos dias, pode-se cobrir o borrachão, porém a Design não dá garantia, por não saber por quanto tempo o adesivo vai resistir.

 

 

06 - Existe uma quantidade mínima para adesivagem de veículos ou qualquer outro tipo de impressão?

Não. Hoje a Design atende desde uma peça até grandes volumes. Você pode fazer um banner ou decorar apenas um veículo, e para isso utilizamos impressoras digitais de última geração. Para quantidades maiores, temos a impressão serigráfica e Silk-Screen. Ambos os precessos são de alta resolução de imagem.

 

 

07 - Que materiais podem ser impressos na Design?

A Design conta com um departamento de desenvolvimento e pesquisa de materiais, aplicações, estruturas e novas tecnologias de impressão. Os materiais mais conhecidos impressos pela Design, são adesivos, lonas vinílicas, papéis, tecidos, vidro, inox, tecido, madeira, acrílico, ACM e muitos outros substratos com várias espessuras e texturas diferentes. Fazemos todos os testes necessários em materiais diferentes, afim de atender as necessidades do cliente.

 

 

08 - Que tipo de imagem pode ser utilizada e como deve ser preparado o arquivo digital a ser impresso?

Teoricamente qualquer imagem pode ser utilizada para decorar um veículo ou para se imprimir um banner, basta que se observe a relação entre o tamanho do original e a dimensão final que se deseja obter. A qualidade da imagem e sua definição estarão sempre ligadas á qualidade do original e sua taxa de ampliação. Para se atingir o máximo de qualidade o ideal é seguir as especificações abaixo:

 

1- O arquivo poderá ser montado em : Freehand, Ilustrator, Corel Draw (vetoriais) ou Photoshop (imagens em cromia).

 

2- Os textos e imagens “não cromia” devem ser convertidos em curvas.

 

3- Os arquivos podem ser gravados em CD ou pen-drive.

 

4- Recorte eletrônico refere-se a imagens a “traço” e textos.

 

5- Os arquivos devem ser salvos em: .cdl / .eps ou .ai

 

6- Impressão Digital e Impressão Serigráfica referem-se a imagens em cromia e textos.

 

7- O arquivo deve possuir no mínimo 25% do tamanho final com 300dpi de resolução, sendo que deverá ter no máximo 500 MB de tamanho físico.

 

8- Os textos devem ser convertidos em curvas, construídos em Softwares vetores (Corel Draw, etc.).

 

9- Padrão de cores: CMYK, com preto composto pelas 4 cores.

 

10- O arquivo pode ser formatado para PC e deve vir aberto (com layers, no caso de arquivos de Photoshop).